
Doação de gâmetas/embriões
Doação de gâmetas:

A ação de doar gâmetas é um ato altruísta, voluntário de grande civilidade, que demonstra também uma grande empatia por aqueles que possuem o desejo de serem pais mas, infelizmente, possuem problemas de infertilidade ou de doenças genéticas.
Condições para se doar gâmetas:
Masculino/Espermatozoides:
- Com idade entre 18 e 40 anos
- Ser saudável e sem história de doença de transmissão sexual ou hereditária
- Realizar análises sanguíneas 6 meses após a última doação
Feminino/Ovócitos:
- Com idade entre os 18 e os 33/35 anos
- Ser saudável e sem história de doença de transmissão sexual ou hereditária
Processos de doação masculino Processo de doação feminino
É importante destacar que alguns processos ou garantias de acompanhamento durante o processo de doação podem ser diferentes dependendo do local ou do tipo de serviço que se está a realizar, como por exemplo diferenças entre o serviço público e o privado.
Doação de embriões
Em situações nas quais se verifique uma impossibilidade de obter uma gravidez por se verificar simultaneamente, um problema nos ovócitos e nos espermatozoides ou falta de gâmetas, pode-se recorrer a uma doação de embriões.

A doação de embriões só é possível com o consentimento expresso por parte dos beneficiários detentores dos direitos sobre tais embriões. Estes resultam de tratamentos de PMA, em que se verifica a obtenção de embriões excedentários viáveis que terão que ser crio preservados. No caso da sua não utilização, e após um período que pode variar entre 3 a 6 anos, podem ser doados, desde que essa opção tenha sido prevista pelos respetivos beneficiários.
Fonte: Cnpma

